Entre centenas de vidros comerciais produzidos, o vidro borosilicato código 7740 é o que mais se adapta como ideal para a maioria das aplicações em laboratório.
Com as devidas precauções, ele suporta praticamente todas as temperaturas de uso normal em laboratório e é altamente resistente ao ataque químico. Seu baixo coeficiente de expansão permite que seja fabricado com paredes mais grossas, possibilitando boa resistência mecânica e razoável resistência ao calor. Além disso, é um vidro que pode ser fabricado mais facilmente que a maioria dos outros tipos, o que o torna mais econômico. Enfim, é o melhor tipo de vidro para aplicações em laboratório.
O vidro borosilicato é fabricado a partir do 7740 com um corante vermelho para proteção contra radiação ultravioleta. Esta coloração vermelha é queimada na superfície exterior, resultando um produto tão durável quanto o vidro base.
O vidro borosilicato Âmbar, fabricado com um corante à base de prata, possui as mesmas características.
Dados de transmissão
A transmitância à luz visível no vidro borosilicato tipo 7740, para uma espessura de 2 mm, é 92%.
Propriedades térmicas do vidro BOROSILICATO tipo 7740
O ponto de tensão representa o limite extremo superior de utilização para vidros recozidos. A temperatura máxima de trabalho estará sempre abaixo desse ponto.
O Ponto de recozimento é a temperatura localizada na extremidade superior da faixa de recozimento, na qual a tensão interna é reduzida a um valor comercial aceitável. Para evitar tensões residuais o vidro deve estão ser resfriados lentamente. Em operação de recozimento, o vidro é lentamente resfriado partindo de uma temperatura acima do ponto de recozimento até algum nível abaixo do ponto de tensão.
O ponto de amolecimento é a temperatura na qual uma fibra de vidro de pequeno diâmetro as alongará por força do seu próprio peso. Acima dessa temperatura o vidro se torna mais maleável e se deforma por ação do seu próprio peso.
Como regra geral, o coeficiente de expansão indica a resistência a choques térmicos do vidro. Quanto menor a expansão, maior a resistência do vidro a mudanças bruscas da temperatura.
A resistência dos diferentes tipos de vidros ao ataque de várias substâncias químicas é extremamente dependente dos valores de pH e temperatura daquelas substâncias. A melhor maneira de se determinar o tipo de vidro mais adequado é através do teste simultâneo.
No caso do vidro borosilicato tipo 7740, a perda em miligramas de vidro removido, por cm² de área exposta ao reagente químico (mg/cm²), em 24 horas a 95°C, é:
A composição do vidro borosilicato tipo 7740 como concentração percentual em relação ao peso é a seguinte:
SlO2 = 81%
B2O3 = 13%
Na2O = 4%
K2O = 0,5%
Flúor, cloro, SO4? e Sb podem estar presente na faixa de 0.05 a 0.5%.
Nascida no final dos anos 70, durante a transição, para a democracia, a HERMEX viveu todo o período desfavorável da economia nacional. O mercado se apresentava recessivo, não haviam investimentos na produção e vivia-se em plena especulação financeira.
© 2024 HERMEX Indústria e Comércio de Artigos de Vidro para Laboratório LTDA – Todos os Direitos Reservados.
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.
View moreCookie name | Active |
---|
Nos chame no Zap...